No final de 2020 fui até São Paulo com minha amiga, e decidimos visitar todos os lugares possíveis para aproveitar bem o dia.
Procuramos exposições, eventos ou mostras e uma das que encontramos foi a exposição fotográfica Nós, da Etiópia - Recortes de uma viagem de Daniel Taveira. Por apenas 6 reais tivemos acesso a ela, e acabamos, por assim dizer, viajando e tendo uma experiência única que valeu muito mais que o preço pago.
A exposição, mostrou um pouco da viagem que o fotógrafo, fez a esse país africano. Suas fotos nos fizeram estar mais próximas da tribo que ele visitou.
Os olhares de meninos, mulheres e homens com suas cores, danças e cultura rica.
Era possível ver o pó levantando com os pés que dançavam contra a luz do sol, as pessoas com suas pinturas simbólicas e coloridas que acabavam por tornar tudo alegre e radiante, crianças que mostravam o quanto a vida é valorizada nessa localidade...
Acho que nossa sociedade vincula a África com morte e fome, mas aqui ele nos trás a África que apesar de todos os infortúnios é uma África feliz, cheia de belezas para compartilhar com o mundo.
Daniel Taveira trouxe a alma de cada uma dessas pessoas em suas fotos, e foi maravilhoso poder conhecer um pouco mais da cultura de uma das tribos etíopes de Omo Valley.
As fotos falam por si. E é trazendo fotos que decidi compartilhar com vocês o dia em questão e ir guiando-os também nesse passeio.
No passado, esse museu foi o mosteiro de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Luz. Inclusive Frei Antonio de Santana Galvão fundou a parte mais antiga do prédio para abrigar o recolhimento das Irmãs Concepcionistas.
Estacionamento gratuito: Rua Jorge Miranda, 43
Telefone: (11) 3326.3336