Histórias em Fotos #1

abril 26, 2020





Fui explorar meu bairro com a minha amiga,  e especificamente neste lugar fazia um bom tempo que não ia. Por aí tinha um riozinho com uma espessa película de cor cobre, alguns pinheiros e perto de um deles, esses galhos e troncos.
Acho sempre interessante mostrar a expansão de um lugar e o que isso causa. Foi aí que essa foto me chamou atenção. Estávamos procurando quem morava por ali e vimos que por detrás do bambuzeiro havia uma casa e um bom tanto de terra preparado para o plantio.

Usei o app VSCO para edição. Normalmente uso esse e o LightRoom, e tenho o hábito de usar tom do filtro P5 que evidencia as cores marrons e alaranjadas nas minhas fotos.

Receitinha:
Filtro: P5 : +5,5
Exposição: -2,5
Contraste: +0,5
Balanço de brancos/Temperatura: +0,5
Balanço de brancos/Matiz: +2,5
Claridade: +3,3
Tom de luzes Creme: +1,0
Tom de sombras Amarelo: +3,0





Estava em casa de quarentena e decidi sair para fotografar as flores da minha mãe no quintal. Vi essa de longe e percebi o lindo tom de amarelo que ela tinha e o contraste com o musgo verde das árvores. Fui o mais perto possível e tentei registrar da melhor maneira.
Acho que de certa forma consegui.
Naquele dia estava tão desanimada... Fotografar me fez ocupar o tempo ocioso e pensar coisas melhores.


Receitinha:
App: VSCO
Filtro: P5 :+5,5
Exposição: -2,5
Contraste: +0,5
Balanço de brancos/Temperatura: +0,5
Balanço de brancos/Matiz: +2,5
Claridade: +3,0
Tom de luzes Creme: +1,0
Tom de sombras Amarelo: +3,0
Ajuste de Corte




Pimenteira-Rosa, Aroeira ou pelo nome científico temos Schinus terebinthifolia, que é uma espécie de tempero muito usado na culinária francesa e hoje, claro, também no Brasil.
Confesso que fotografei apenas porque acho bonita a cor dessas pequenas esferas cor-de-rosa, mas fiquei sabendo mesmo que eram as tais pimentas através dos stories no Instagram da @hadysorvillo que sigo há um tempão e que manja dos temperos e de gastronomia em geral.
Linda essa plantinha.
E talvez como sei que é uma pimenta, nas minhas próximas andanças vou pegar um pouco para testar na comida aqui de casa.

Receitinha:
App: VSCO
Filtro: P5 :+5,5
Exposição: -2,5
Contraste: +0,5
Balanço de brancos/Temperatura: +0,5
Balanço de brancos/Matiz: +2,5
Claridade: +3,0
Tom de luzes Creme: +1,0
Tom de sombras Amarelo: +3,0





Aranhas são fascinantes e ao mesmo tempo me aterrorizam, gosto de teias de aranha embora elas quando estão no nosso rosto não sejam muito agradáveis.
Essa linha tênue entre a transparência e a "aparência" me chamam muito a atenção, principalmente quando mescladas com flores ou gotas d'água de orvalho.
No meio de uns dos serviços de casa eu vejo esse galho de flor com algumas abrindo e outras em botão, e juntamente um risco meio cinzento, meio transparente da teia de aranha.
Tudo isso com o fundo das árvores que eu mais gostava na minha infância (as goiabeiras, que eram minha espécie de castelo) deixou a foto com um que de nostálgica.
Reparem: Tem duas formiguinhas passeando pela flor.

Receitinha:
App: VSCO
Filtro: P5 :+5,5
Exposição: -2,5
Contraste: +0,5
Balanço de brancos/Temperatura: +0,5
Balanço de brancos/Matiz: +2,5
Claridade: +3,0
Tom de luzes Creme: +1,0
Tom de sombras Amarelo: +3,0





Campo de flores... Existe algo mais poético?
No mesmo dia da primeira foto deste post, onde eu estava com minha amiga caminhando pelo bairro, vejo essa florzinha que me lembrou muito a infância.
Minha tia era caseira em uma fazenda, e nas vezes que ia pra lá, da entrada do portão até a casa dela existiam milhares dessas flores, de todas as cores e estavam nos dois lados do caminho todo. E olha que do portão da entrada da fazenda até a casa da minha tia levavam aproximadamente uns 15 minutos pra chegar.
Me lembro que pegava sementes dessa flor, guardava e plantava em casa.
Depois de um tempo elas sumiram de casa e da minha rotina.
Minha tia já não mora mais naquela fazenda, então nunca mais voltei lá, mas, nesse caminho encontrei de novo as flores, e o desfoque atrás mostram que eram muitas. E eram lindas.

Receitinha:
App: VSCO
Filtro: P5 :+5,5
Exposição: -2,5
Contraste: +0,5
Balanço de brancos/Temperatura: +0,5
Balanço de brancos/Matiz: +2,5
Claridade: +3,0
Tom de luzes Creme: +1,0
Tom de sombras Amarelo: +3,0





A simplicidade é algo que me encanta e sempre me encantou. O pequeno paiol para guardar a colheita me remete meu avô e os antigos habitantes do meu bairro.
Essa propriedade é de um senhor que vivia sozinho, e hoje mora com a irmã.
Tem a pequena plantação de milho, umas espadas de São Jorge e um sol de fim de tarde de se admirar.
Quando olhei pra essa imagem pensei em todas essas lembranças, e achei que era digno registrar pra continuar lembrando depois.
Tem uma música do saudoso Cartola, chamada Preciso me Encontrar, que desde a primeira vez que ouvi me identifiquei.


Realmente nesse dia, nessas andanças, essa música fez total sentido, porque saindo da minha rotina, vendo a natureza, pude focar em mim mesma e sorrir.
A simplicidade de querer apenas assistir ao sol nascer, ou ver as águas do rio correrem.

Receitinha:
App: VSCO
Filtro: P5 :+5,5
Exposição: -2,5
Contraste: +0,5
Balanço de brancos/Temperatura: +0,5
Balanço de brancos/Matiz: +2,5
Claridade: +3,0
Tom de luzes Creme: +1,0
Tom de sombras Amarelo: +3,0




A última foto da postagem de hoje foi tirada quando o sol já tinha se posto quase por completo e nós andávamos apressadas para chegar em casa antes do anoitecer, porém, galhinhos secos, flores brancas e teias de aranha me fizeram parar e tentar focar a câmera para essa foto.
Ali ao fundo fica um rio que frequentava muito quando pequena nos tempos de verão com meus primos. Hoje é um lugar quase esquecido, exceto pelos bois que moram lá.
Essa foto me lembra alguém querido com quem gostaria de dividir essas belas visões de vida.
Logo, muito em breve, o verde dessas folhas e pastagens darão lugar ao amarelo, que não deixa de ser lindo também, e mostra que as estações estão mudando, e que graças a Deus, estou aqui para vê-las.

Receitinha:
App: VSCO
Filtro: P5 :+5,5
Exposição: -2,5
Contraste: +0,5
Balanço de brancos/Temperatura: +0,5
Balanço de brancos/Matiz: +2,5
Nitidez: +1,5
Claridade: +5,0
Fade: +3,0
Tom de luzes Creme: +1,0
Tom de sombras Amarelo: +3,0

É sempre bom lembrar que as cores se alteram muito devido a luminosidade natural, se está mais ao crepúsculo ou se está no meio do dia... Se está nublado ou ensolarado... Tudo isso contribui para o resultado final.
Espero que tenham gostado!



"Omnes enim Christus, nihil sine Maria"

You Might Also Like

2 comentários

  1. Parabéns pelo trabalho, Daiane, além de suas fotos serem muito boas (como sempre!), contextualizar elas com histórias e comentários dá um tom de familiaridade que nos aproxima dos cenários e flores, como um contágio da sua nostalgia.

    PS: destaque para as formiguinhas, que estão muito bem escondidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Acho que consegui atingir meu objetivo de trazer mais para perto aqueles que vissem as fotos.

      Excluir

As mais lidas ♡

Créditos ♡

Todas as fotos e conteúdos publicados são produzidos por Daiane C Silveira, exceto quando sinalizados. © 2022. TODOS DIREITOS RESERVADOS

Instagram ♡