Nossa presunção do amanhã

abril 12, 2020


Fim de tarde - Bº Fazenda Velha - Pinhalzinho - SP - Abril/2020

Tinha planos de "estreia" do blog com uma câmera profissional na mão, algumas redes sociais criadas para compartilhamento, um padrão de cores e de imagens, enfim, mil coisas, entretanto nosso tempo não é de muitos planos e sim de ação.
Na realidade, o tempo nunca foi algo controlado por nós, mas nós nunca percebemos isso.
Existe nos seres humanos, algo que leva a pensar sempre no futuro, e isso em si não é ruim, porém quando se torna via de procrastinação, principalmente no âmbito espiritual/moral, é algo a se questionar e refletir.
Em janeiro desse ano olhava o futuro como algo certo, palpável e de certa forma doce e feliz. Estava planejando os shows que iria assistir, as matérias que iria me dedicar mais na faculdade, as pessoas as quais ia me aproximar, os sentimentos que deveria fazer crescer em mim, e os que deveria apagar, planejava um novo emprego, uma nova viagem, uma mudança no visual e estar mais próxima do que eu sou, mas o que aconteceu é que o mundo foi tomado por uma epidemia, o que fez com que os planos da maioria das pessoas mudasse, inclusive os meus.
Uma câmera nova já não é algo prioritário, meu trabalho já não é algo assim tão ruim, desde que eu esteja viva e trabalhando, a faculdade já não me faz tão triste, eu não estou lá nem para ao menos tentar.
As pessoas diziam que existe somente o hoje, e isso nunca fez tanto sentido quanto agora.
Me lembro de quando o coral do qual eu faço parte era escalado para cantar em algum lugar mais distante, e eu pela minha timidez e medo de dirigir fazia de tudo para evitar estar presente. Na minha cabeça haveriam milhões de outras oportunidades, voltaríamos lá em outra data, ou em outro ano, mas a realidade é que somos presunçosos. Não sabemos se na realidade isso vai acontecer mas damos isso por certo.
Que pena.
Esses dias tem sido dias para reflexão, para nos fazer aprender a dar valor a coisas pequenas que por serem parte do nosso cotidiano, fazemos pouco caso.
Queremos muito para sermos felizes, usamos muito a frase: "Serei feliz se...", e essa situação veio para acabar com isso e para colocar todos em um mesmo lugar.
No começo confesso que me desesperei e pensei em muitas coisas ruins, mas me abracei ao que tenho de mais valioso nos meus dias, a espiritualidade, procurei pensar um pouco no porquê de tudo.
Me veio na mente um versículo da segunda carta de São Paulo aos Coríntios:

"Mas ele me disse: “Basta-te minha graça, porque é na fraqueza que se revela totalmente a minha força”. Portanto, prefiro gloriar-me das minhas fraquezas, para que habite em mim a força de Cristo. Eis por que sinto alegria nas fraquezas, nas afrontas, nas necessidades, nas perseguições, no profundo desgosto sofrido por amor de Cristo. Porque, quando me sinto fraco, então é que sou forte." -II Cor 12, 9 - 10

É quando sofremos, que nos unimos à cruz de Cristo e que nos tornamos mais fortes, espiritualmente. É aí que nasce mais amor.
Se não O temos, estamos vazios. Se você não O tem como amigo, é o momento para reavivar essa amizade.
Precisamos abolir da nossa vida que o sofrimento só vem para coisas ruins, é sim possível tirar coisas boas dos sofrimentos, embora seja difícil enxergar de momento, lembre-se que Deus é um bom Pai, Ele não aplica castigos para fazer-nos sofrer, e sim permite certas coisas para nos ensinar algo com isso.
Vivemos em um mundo onde tudo se faz presente menos o amor, a caridade, a fé... Somos muito egoístas e imediatistas.
Analisando agora meus antigos planos de 2020, vejo o quanto estava pensando em coisas que eram importantes sim, mas não eram as que deveria pensar como prioridades.
A prioridade deve ser sempre o amor e o espírito, pois as outras coisas como hoje sabemos bem, não temos certeza que virão.
Quem somos, o bem que fazemos, as pessoas que amamos, isso sim é algo que vai ficar na lembrança, e no nosso coração.
Certeza absoluta que hoje trocaria as horas que passei procurando ofertas de câmera na internet para fazer algo mais útil, mas não podemos nos ressentir das coisas que passaram, então é pensar em quem seremos depois disso tudo.
Devemos aprender a sermos pessoas melhores.
Passaram-se 100 anos da pandemia de gripe espanhola, não sei se a humanidade evoluiu para algo bom nesse tempo, talvez tenhamos nos tornado pessoas piores.
Por isso vamos levar desses dias coisas boas, vamos tentar ser mais solidários, lembrar das coisas que realmente importam, porque é para isso que fomos feitos, para amar.

Uma Santa e Abençoada Páscoa!
Ele Vive!


                                                    "Omnes enim Christus, nihil sine Maria"


You Might Also Like

3 comentários

  1. Um grande texto sobre um grande assunto: tempo e expectativa são coisas realmente complicadas. Toda vez que olhamos para o futuro, esquecemos de construir ele; e toda vez que tentamos pensar no que é importante, deixamos passar batido aquilo que de fato o é. Além disso, acho ótimo que você esteja se encontrando cada vez mais, imagino que esse seja o seu "se" para a felicidade. Deixo meus agradecimentos pela reflexão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço pelo comentário!
      Realmente. É com saber que não estamos sozinhos nesse momento.
      Todos estamos passando por alguma dificuldade, mas também aprendendo muito com isso!

      Excluir
  2. Muito legal auouvir muito bomDaiane gosteimuitocontinui assim faz muito bem ouviriso

    ResponderExcluir

As mais lidas ♡

Créditos ♡

Todas as fotos e conteúdos publicados são produzidos por Daiane C Silveira, exceto quando sinalizados. © 2022. TODOS DIREITOS RESERVADOS

Instagram ♡