"No fundo das palavras "Ave Maria", passam diante dos olhos do que reza os principais episódios da vida de Cristo, com seus mistérios gozosos, dolorosos e gloriosos, que nos fazem entrar em comunhão com Cristo, poderÃamos dizer, através do coração de sua Mãe." - Papa João Paulo II
A prática do rosário é antiga, e se iniciou nos mosteiros por volta do ano 800 da era cristã. Inicialmente era parte do aprendizado das orações da ave-maria e do pai nosso, que eram repetidas por cerca de 150 vezes por cada um daqueles que não poderiam participar do saltério (récita dos salmos).
A utilização de algum instrumento de contas para o controle do número de vezes de uma determinada oração, era bem comum no passado, inclusive em outras religiões, porém o que conhecemos hoje como rosário surgiu com os monges do século IV e V.
Após essa época, foram introduzidas às práticas, a oração do Angelus, que consiste na proclamação da anunciação do anjo sobre o nascimento de Cristo, intercalada pela oração da Ave Maria.
O nome de rosário vem das coroas de rosas que à ela eram oferecidas. Oferecemos à ela 150 rosas, pelo número de vezes que rezamos sua oração. É chamado de terço, a terça parte do rosário, que são 50 ave-marias.
Três terços, um rosário.
O rosário era dividido inicialmente em 15 mistérios a serem contemplados durante a récita, porém, o Papa João Paulo II introduziu os mistérios luminosos, totalizando então 20 mistérios.
Mistérios são os acontecimentos da vida de Jesus, então engana-se que rezando o rosário estejamos agradando unicamente Maria, o terço é uma prática de oração cristocêntrica.
Os mistérios são divididos por dias da semana. Segundas e sábados, os mistérios da alegria, que contam desde a concepção até Jesus que vai até o templo.
De terças e sextas-feiras, os mistérios dolorosos, que contemplam a via crucis, desde o sofrimento inicial à morte de cruz.
As quartas-feiras e domingos, contemplamos os mistérios gloriosos, nestes mistérios contemplamos muito do sobrenatural que envolve a glória celeste. A ressurreição, a vinda do EspÃrito Santo e também a coroação de Maria como rainha dos céus.
Nas quintas-feiras, os mistérios luminosos, que contemplam a vida pública de Jesus, relembrando o batismo, até a instituição da eucaristia.
Se nós rezarmos todos esses terços contemplando todos os 20 mistérios, rezamos então o rosário.
Contemplar esses mistérios nos faz mais conhecedores da vida de Cristo, e estando mais interiorizados acabamos nos tornando mais fortes espiritualmente.
"É uma pena ver como a maior parte das pessoas rezam o Rosário. Rezam-no com uma precipitação espantosa, devoram até a maior parte das palavras. Não se cumprimentaria desse modo ridÃculo ao último dos homens, e no entanto se imagina que Jesus e Maria se sentem honrados com isso! ....".- São LuÃs Maria Grignion de Montfort
Já disse um saudoso padre que eu sempre cito aqui, que o que importa verdadeiramente na oração do rosário é a meditação.
Não adianta rezar correndo, rezar pensando nas outras coisas, começar querendo terminar, ou rezar como uma obrigação.
Na maioria do tempo decoramos tudo e vamos no automático, mas veja bem, é necessário pensar, refletir e meditar enquanto se recita as orações.
Para rezar o terço é bem simples, devemos saber que ele é dividido em partes.
Primeiramente temos o oferecimento do terço, no qual colocamos as nossas intenções, (inclusive é algo muito bom rezarmos uns pelos outros), passamos após o oferecimento, para a cruz pela qual iniciamos a oração. Nela rezamos o Credo, que é a confissão de fé da igreja, e logo após seguindo as contas, uma grande que é um pai nosso e três pequenas que são as ave-marias.
E nesse instante você deve conferir o dia da semana para se ajustar aos mistérios correspondentes.
Então se diz o primeiro mistério, reza-se um pai-nosso e dez ave-marias. Assim se faz com os outros 4 mistérios restantes.
Entre um mistério e outro a Jaculatória: " Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai todas as almas ao céus, e socorrei principalmente os que mais precisarem da Vossa misericórdia".
No final rezamos a oração da Salve Rainha (que inclusive é minha oração favorita).
Existem outras maneiras de rezar. Uma delas é intercalando aos mistérios por exemplo, o texto bÃblico correspondente, mas acredito que começando com a base as coisas vão evoluindo.
Hoje é dia da festa da Assunção, dogma da igreja que proclama que Maria subiu aos céus de corpo e alma, sem mácula. É por esse motivo que trago hoje o primeiro post sobre mariologia, um estudo bem amplo com diversos assuntos a serem abordados.
Deixo aqui abaixo o Magnificat, canto de Maria que exulta Deus e diz que todas as gerações a proclamarão bem-aventurada.
Não sei como a oração do rosário atinge vocês, mas a mim, me conforta, me faz conectar com pessoas distantes, e me faz ver o mundo de uma ótica mais otimista.
E você, já rezou seu terço hoje?
#PraCegoVer: Mãos entrelaçadas em oração com o terço. O terço é azul, as mãos são mãos de uma mãe que trabalhou por muito tempo.
"Omnes enim Christus, nihil sine Maria"
Referências: Rosário - Wikipedia