De onde surgiu a récita do Rosário?

agosto 16, 2020

 



"No fundo das palavras "Ave Maria", passam diante dos olhos do que reza os principais episódios da vida de Cristo, com seus mistérios gozosos, dolorosos e gloriosos, que nos fazem entrar em comunhão com Cristo, poderíamos dizer, através do coração de sua Mãe." - Papa João Paulo II

A prática do rosário é antiga, e se iniciou nos mosteiros por volta do ano 800 da era cristã. Inicialmente era parte do aprendizado das orações da ave-maria e do pai nosso, que eram repetidas por cerca de 150 vezes por cada um daqueles que não poderiam participar do saltério (récita dos salmos).
A utilização de algum instrumento de contas para o controle do número de vezes de uma determinada oração, era bem comum no passado, inclusive em outras religiões, porém o que conhecemos hoje como rosário surgiu com os monges do século IV e V.
Após essa época, foram introduzidas às práticas, a oração do Angelus, que consiste na proclamação da anunciação do anjo sobre o nascimento de Cristo, intercalada pela oração da Ave Maria.
O nome de rosário vem das coroas de rosas que à ela eram oferecidas. Oferecemos à ela 150 rosas, pelo número de vezes que rezamos sua oração. É chamado de terço, a terça parte do rosário, que são 50 ave-marias.
Três terços, um rosário.
O rosário era dividido inicialmente em 15 mistérios a serem contemplados durante a récita, porém, o Papa João Paulo II introduziu os mistérios luminosos, totalizando então 20 mistérios.
Mistérios são os acontecimentos da vida de Jesus, então engana-se que rezando o rosário estejamos agradando unicamente Maria, o terço é uma prática de oração cristocêntrica.
Os mistérios são divididos por dias da semana. Segundas e sábados, os mistérios da alegria, que contam desde a concepção até Jesus que vai até o templo.
De terças e sextas-feiras, os mistérios dolorosos, que contemplam a via crucis, desde o sofrimento inicial à morte de cruz.
As quartas-feiras e domingos, contemplamos os mistérios gloriosos, nestes mistérios contemplamos muito do sobrenatural que envolve a glória celeste. A ressurreição, a vinda do Espírito Santo e também a coroação de Maria como rainha dos céus.
Nas quintas-feiras, os mistérios luminosos, que contemplam a vida pública de Jesus, relembrando o batismo, até a instituição da eucaristia.
Se nós rezarmos todos esses terços contemplando todos os 20 mistérios, rezamos então o rosário.
Contemplar esses mistérios nos faz mais conhecedores da vida de Cristo, e estando mais interiorizados acabamos nos tornando mais fortes espiritualmente.

"É uma pena ver como a maior parte das pessoas rezam o Rosário. Rezam-no com uma precipitação espantosa, devoram até a maior parte das palavras. Não se cumprimentaria desse modo ridículo ao último dos homens, e no entanto se imagina que Jesus e Maria se sentem honrados com isso! ....".- São Luís Maria Grignion de Montfort

Já disse um saudoso padre que eu sempre cito aqui, que o que importa verdadeiramente na oração do rosário é a meditação.
Não adianta rezar correndo, rezar pensando nas outras coisas, começar querendo terminar, ou rezar como uma obrigação.
Na maioria do tempo decoramos tudo e vamos no automático, mas veja bem, é necessário pensar, refletir e meditar enquanto se recita as orações.
Para rezar o terço é bem simples, devemos saber que ele é dividido em partes. 
Primeiramente temos o oferecimento do terço, no qual colocamos as nossas intenções, (inclusive é algo muito bom rezarmos uns pelos outros), passamos após o oferecimento, para a cruz pela qual iniciamos a oração. Nela rezamos o Credo, que é a confissão de fé da igreja, e logo após seguindo as contas, uma grande que é um pai nosso e três pequenas que são as ave-marias. 
E nesse instante você deve conferir o dia da semana para se ajustar aos mistérios correspondentes.
Então se diz o primeiro mistério, reza-se um pai-nosso e dez ave-marias. Assim se faz com os outros 4 mistérios restantes.
Entre um mistério e outro a Jaculatória: " Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai todas as almas ao céus, e socorrei principalmente os que mais precisarem da Vossa misericórdia".
No final rezamos a oração da Salve Rainha (que inclusive é minha oração favorita).
Existem outras maneiras de rezar. Uma delas é intercalando aos mistérios por exemplo, o texto bíblico correspondente, mas acredito que começando com a base as coisas vão evoluindo.
Hoje é dia da festa da Assunção, dogma da igreja que proclama que Maria subiu aos céus de corpo e alma, sem mácula. É por esse motivo que trago hoje o primeiro post sobre mariologia, um estudo bem amplo com diversos assuntos a serem abordados.
Deixo aqui abaixo o Magnificat, canto de Maria que exulta Deus e diz que todas as gerações a proclamarão bem-aventurada.




Não sei como a oração do rosário atinge vocês, mas a mim, me conforta, me faz conectar com pessoas distantes, e me faz ver o mundo de uma ótica mais otimista.
E você, já rezou seu terço hoje?



#PraCegoVer: Mãos entrelaçadas em oração com o terço. O terço é azul, as mãos são mãos de uma mãe que trabalhou por muito tempo.





"Omnes enim Christus, nihil sine Maria"






Referências: Rosário - Wikipedia 

You Might Also Like

2 comentários

  1. Uau, por trás das contas do rosário existe muito mais do que eu imaginava, uma organização tremenda para celebrara história de Cristo! Grande texto, bastante esclarecedor e com uma trilha sonora digna para acompanha-lo! Aguardarei ansiosamente para saber mais mistérios por trás da liturgia cristã!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, são vastos os mistérios da liturgia cristã! Em breve trarei outros :)
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir

As mais lidas ♡

Créditos ♡

Todas as fotos e conteúdos publicados são produzidos por Daiane C Silveira, exceto quando sinalizados. © 2022. TODOS DIREITOS RESERVADOS

Instagram ♡