Temos amado o suficiente?

julho 26, 2020




"E todo aquele que ama, nasceu de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. [...]
E amor consiste no seguinte: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele quem nos amou, e nos enviou o seu Filho como vítima expiatória por nossos pecados.
Amados, se Deus nos amou a tal ponto, também nós devemos amar-nos uns aos outros." - 1 Jo, 4, 7b e 10-11


O cotidiano continua o mesmo desde o início da quarentena, entretanto, muita coisa tem mudado.
Em alguns momentos estou muito próxima das coisas divinas, em outros momentos, como hoje, muito afastada. É muito mais fácil assistir qualquer coisa na internet do que ler um texto sagrado, ou então assistir algo sobre, mas como podemos ver, quanto mais longe de Deus, mais sem amor ao outro, e isso acaba se traduzindo em nosso dia a dia.
Prestei atenção na minha rotina e nos meus atos e tentei entender o que ando fazendo pelo outro, e na realidade penso que não faço muita coisa, pelo contrário, a omissão diante de algumas situações tem sido grande, mais por comodismo e egoísmo do que qualquer outra coisa.
A doçura com nossos semelhantes, algo que eu tenho "pregado" a mim mesma como caminho para o encontro com o bem, anda mais para um amargor duradouro. Talvez eu tenha deixado caramelizar um pouco mais do que o esperado. Não tenho sido tão amável.
Quando se tem uma vida introspectiva, existem momentos em que é preciso se fechar no seu casulo para tentar então se transformar em algo bom.
O exercício do amor ao outro se dá início no amor à Deus, e para melhor amarmos Deus, temos que conhecê-lo.
Está sendo difícil para todos estar perto de Deus sem todos os sacramentos, sem todo o ritmo que tínhamos antes na igreja, mas, é possível com o que temos disponível nos deixar levar por esse amor.
É claro que para o lado do mal é bem melhor que fiquemos longe de tudo que nos leva ao bom caminho, mas lembre-se, o que se sente ao estar junto d'Ele é tão maravilhoso que nos transforma.


"A tristeza é o olhar voltado para si, a felicidade é o olhar voltado para Deus."- Venerável Carlo Acutis


Essa frase de Carlo Acutis, me lembra o quanto o egoísmo mata o amor. Começamos nos importando com pequenas coisas para conosco, e logo em seguida tudo toma uma tamanha proporção que a nossa vida fica ocupada apenas por nós mesmos.
Sabe o que falta para que amemos o suficiente?
Nos sacrificar mais pelo outro.
Uma tamanha prova de amor a entrega de Cristo na cruz, uma tamanha prova de amor unir-mos nesse sacrifício em prol do outro.
Da mesma forma que o egoísmo cresce de acordo com o quanto o alimentamos, assim também cresce o amor quando o estimulamos.
Talvez esse texto seja mais uma maneira de mostrar a mim mesma o caminho, mas talvez alguém como eu esteja perdida por aí e precise ler isso.
Não existe amanhã para amar, existe o hoje, e embora amar seja difícil em meio a tanto ódio, a tanto medo, é tentando, errando e tentando de novo que um dia poderemos amar plenamente.
O amor ao outro é a pura expressão cristã.


"Day after day, night after night
I will remember, You're with me in this fight' - Your Love Defends Me - Matt Maher


Dia após dia, noite após noite, eu me lembrarei, Você está comigo nessa luta. Essa é a tradução da letra do trecho acima. É confortante saber que amar é difícil, mas que faz parte do amor d'Ele por nós estar sempre nos auxiliando em nossas batalhas.
Não sei se temos amado o suficiente, mas temos a certeza que cada dia que nasce temos a chance para ama-Lo mais, para assim amar mais aos outros.



#PraCegoVer - Capim florido em tom de vermelho, e o verde das folhas dá um contraste e serenidade.





"Omnes enim Christus, nihil sine Maria"





You Might Also Like

0 comentários

As mais lidas ♡

Créditos ♡

Todas as fotos e conteúdos publicados são produzidos por Daiane C Silveira, exceto quando sinalizados. © 2022. TODOS DIREITOS RESERVADOS

Instagram ♡