Dulia, Hiperdulia e Latria - Entendendo os diferentes tipos de culto

julho 19, 2020



É importante que entendamos como as coisas são, e porquê são. Há um equívoco, inclusive entre os fiéis da própria igreja, sobre os diferentes tipos de culto, e a razão deles existirem. E tudo bem, não precisamos saber tudo. Até pouco tempo eu sabia que o culto prestado aos santos, à Virgem Maria e à Deus eram cultos diferentes, mas não sabia exatamente o motivo.
Mas não nascer sabendo não significa que devamos permanecer na ignorância não é mesmo? Portanto, vamos entender os diferentes tipos de culto e no que se baseiam.



♡ LATRIA, DO GREGO λατρεια (LATREUO), QUE QUER DIZER ADORAR:


"Ao Senhor teu Deus adorarás e só a ele prestarás culto"(Mt 4, 10)


A Latria é o culto prestado à Deus. Quando nos ajoelhamos perante à Hóstia Consagrada, o próprio Cristo, o estamos adorando. Li em um texto do Padre Paulo que não podem nos acusar de adorar imagens, mas de adorar à Hóstia, Corpo do próprio Cristo, ah isso podem. 
Isso fazemos, e fazemos com amor.
Existe a parte da missa onde o adoramos, quando o pároco o levanta (assim como Jesus fora levantado na cruz) o ritual de sacrifício e morte que se repete a cada celebração.
Esse é o motivo também que muitos ao comungar se ajoelham antes de receber a comunhão, e não a pegam em suas mãos, e sim a recebem na boca.
É por isso também que ao chegar ao sacrário, onde o corpo d'Ele se encontra, nos prostramos, em reverência a tão grande significância.
Inclusive nas missas, principalmente nesse momento de oração eucarística, em que se lembra da última ceia, o uso de incenso é maior. O incenso é utilizado há milhares de anos em rituais de adoração, inclusive pelos judeus. É uma forma de elevar nossas preces. A fumaça dos incensos se eleva ao céus.
Por Deus a adoração é feita de maneira sublime, respeitosa, sendo as missas celebradas voltadas toda em favor dessa causa, a adoração suprema ao Deus que é o Alfa, que se encarnou e morreu, mas ressussitou e continua vivo nos sacrários em toda a Terra.



 HIPERDULIA, DO GREGO υπερδουλεια (HYPER, ACIMA DE; DOULEUO, HONRA), QUE QUER DIZER CULTO ACIMA DA HONRA, MAS NÃO CHEGA A ADORAÇÃO:


"Portanto, o fato de estabelecermos a sólida devoção à Santíssima Virgem não visa senão a tornar mais perfeita a devoção a Jesus Cristo, como também a dar um meio mais fácil e seguro para encontrar Jesus Cristo. Se a devoção à Santíssima Virgem nos distanciasse de Jesus Cristo, seria necessário rejeitá-la como ilusão do diabo; todavia, muito pelo contrário, como já tive a ocasião de mostrar e ainda o farei adiante: essa devoção não nos é necessária senão para encontrar Jesus Cristo de modo perfeito, amá-lo com ternura e servi-lo com fidelidade." - São Luís Maria G. de Montfort


Esse é o culto prestado à Virgem Maria, que, acima de outros santos, é a Rainha dos céus. É aquela que Deus escolheu para que viesse a nós o Salvador do mundo. E é através dela que iremos até Jesus.
A grandeza da santidade está na proximidade com o Cristo. Quem mais próximo estaria Dele senão quem o levou em seu próprio ventre?
Já dizia a velha frase: "Se a terra em que Jesus nasceu é santa, tanto mais o ventre que o gerou."
São Luís Maria Grignion de Montfort (1673-1716) , escritor do livro O tratado da verdadeira devoção à Santíssima Virgem nos diz o quanto o demônio detesta a devoção que temos a ela, pelo número de almas que ela leva à Jesus.
Uma mãe não tomaria para si algo que é dado ao seu filho, da mesma forma, toda a devoção e veneração à Maria acaba nos tornando mais próximos de seu próprio fruto.
Por isso é totalmente lícito beijar suas imagens, orar para elas, e se ajoelhar diante delas. É somente uma imagem, mas que nos lembra em suas feições quem ela foi e o que fez pela humanidade ao dar seu sim, entregando-se de corpo e alma a esse objetivo de ser a mãe sofredora d'Aquele que seria o cordeiro imolado.
Imagine uma foto da sua mãe ou de alguém querida na sua família. Beijar essa fotografia, colocá-la em lugar de destaque em sua casa faria da pessoa na fotografia Deus? 
É só um tratamento de respeito e carinho, tratamento esse que todos deveriam ter, não só por suas mães terrenas, mas principalmente pela mãe d'Aquele que foi, que é, que veio e que virá.
Algumas festas e datas especiais são dadas à ela e celebradas nas igrejas de forma a recordar a vinda de Cristo ao mundo e o papel fundamental dessa preciosa Rainha na construção dessa história.




 DULIA, DO GREGO δουλεια (douleuo, HONRA, VENERAÇÃO):


"Quando abriu o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos homens imolados por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho de que eram depositários. E clamavam em alta voz, dizendo: Até quando tu, que és o Senhor, o Santo, o Verdadeiro, ficarás sem fazer justiça e sem vingar o nosso sangue contra os habitantes da terra?" (Apocalipse 6, 9-10)


A dulia é a veneração e a honra que prestamos aos santos e aos anjos. Como exemplo de vida e entrega, os santos são lembrados com carinho recordando também a forma com que se fizeram próximos de Cristo.
O santo que seria o mais santo após Maria, é São José, pai adotivo de Cristo, que esteve presente em sua criação. Homem que demonstrou através do seu silêncio e trabalho que a santidade consiste na humildade.
O primeiro santo canonizado pela igreja foi Santo Ulrico em 03 de fevereiro de 993 pelo Papa João XV, e com isso quero recordar o quanto a prática de lembrar daqueles que se entregaram pela igreja é antiga.


E Davi, levantando os olhos, viu o anjo do Senhor, que estava entre a terra e o céu, tendo na mão uma espada desembainhada estendida sobre Jerusalém. Então Davi e os anciãos, cobertos de sacos, se prostraram sobre os seus rostos.
(1 Cron 21,16)


Existem na Bíblia diversas passagens que nos mostram como os anjos chegam até nós portando mensagens, e em vários versículos Deus manda que os hebreus façam anjos e querubins de ouro.
Eles estão mais próximos da pátria celeste e com isso sua pureza é incalculável.
Prestamos-lhes culto de forma a relembrar o quanto são importantes desde o anúncio de que Jesus viria através de Maria, desde a recomendação à São José para a fuga para o Egito, e entre tantas outras intervenções celestes que mostram que os anjos estão presentes de forma ativa na história da humanidade.

Podemos concluir que toda a devoção nos leva à Deus, Criador de todas as coisas, criador de Maria, criador dos santos e anjos a quem prestamos culto. As graças são d'Ele, por Ele e para Ele.


Antes de terminar o texto, lembro com pesar que ontem, um sábado, faleceu o bispo Dom Henrique Soares, de Palmares-PE.
Seu apostolado era de tamanha importância, que suas palavras se fizeram ecoar por todo o território brasileiro.
Que Deus o receba em sua Santíssima glória. E peço aqui, para que você leitor, reze pela alma de nosso grandíssimo exemplo de fé.

#PraCegoVer: Três imagens acima de um pequeno altar. São Braz envolto em um plástico vermelho, São Benedito carregando Jesus no colo e um quadro do Sagrado Coração de Jesus, com um terço de contas levemente azuladas que está ao envolto dele.







"Omnes enim Christus, nihil sine Maria"





You Might Also Like

0 comentários

As mais lidas ♡

Créditos ♡

Todas as fotos e conteúdos publicados são produzidos por Daiane C Silveira, exceto quando sinalizados. © 2022. TODOS DIREITOS RESERVADOS

Instagram ♡