Advém-nos a Quaresma, vamos vivê-la bem?

fevereiro 15, 2021

 


A quaresma é o período de 40 dias antes da Páscoa, e há muito perdeu-se a essência do preparar-se realmente para a Sexta-Feira Derradeira e o Domingo da Ressurreição.

Na realidade, dizendo sobre mim, a quaresma era um período em que vivia como os antigos sacerdotes e doutores da lei do velho testamento, na prática das regras, mas, sem o sentido mais profundo do tempo quaresmal, que só é realmente vivido depois de, sobretudo, amar aquele que nos amou e entender o motivo por trás de tais práticas.

A Liturgia Católica nos ensina que neste tempo, é necessário despir-nos do homem velho, mudarmos hábitos, deixar-nos penetrar pela bondade e entrega... 

E está aí o segredo. 

Através dos antigos costumes, fazendo-os novamente, ano após ano, e entendendo o motivo de cada prática vamos tomando consciência, e acima de tudo, vamos nos deixando dominar por essa paixão que é o sofrer por Cristo.

Esse ano, tenho um planner litúrgico e devocional, o qual está sendo muito útil para encaminhar e realmente fazer e direcionar minhas práticas. O que nos falta muitas vezes é tirar um tempo para nos planejar e entender o que vamos fazer, só assim teremos o real propósito de fazê-lo.

Eu já disse isso muitas vezes, mas dizendo novamente, é impossível amar o que não se conhece, portanto vamos conhecer agora o motivo de algumas tradições quaresmais.

Jejum e Abstinência: Quem nos domina? Com o jejum e a abstinência podemos primeiramente controlar nossas paixões desenfreadas, mortificar o homem exterior, para que o homem interior cresça, e, colocar Jesus no centro de nossas vidas.

O jejum consiste em diminuir o consumo de alimentos durante o dia, (normalmente uma grande refeição e duas menores), e a abstinência é a total retirada de algum alimento, normalmente a carne.

Essa não é uma prática fácil, mas por ser difícil ela é realmente valiosa. 


“Jesus sofre para cumprir a Vontade do Pai... E tu, que também queres cumprir a Santíssima Vontade de Deus, seguindo os passos do Mestre, poderás queixar-te se encontras por companheiro de caminho o sofrimento?”-São Josemaria Escrivá


Estado de graça: Devemos o ano todo procurar não cometer pecados mortais, mas na quaresma isso é "cobrado" mais intensamente para que as pessoas se arrependam e vejam seus erros procurando realmente mudar.

Novamente me usando como exemplo, digo que a confissão feita realmente com a intenção de mudança de vida nos faz refletir muito mais antes de tomarmos decisões e nos faz refletir também sobre quem estamos sendo.

É o momento de abandonarmos nossas amarras com o pecado e iniciarmos de forma leve nosso período quaresmal.

Mortificações:  A mortificação tem como fim matar dentro de nós o orgulho, e as paixões exageradas por coisas mundanas e então dar espaço ao único e verdadeiro bem que é Cristo. Tive contato com o termo esse ano. Como sigo muitos católicos na internet sempre estou "por dentro" de termos e práticas necessárias para cada tempo litúrgico. Então fui pesquisar o que era literalmente mortificar-se.

Na verdade, nada mais é que tirar algo que nos agrada, por exemplo, o uso do celular. 

Que tal reduzir ou então retirar o celular nessa quaresma? Sobra mais tempo para rezar e fazer algo de bom para alguém por exemplo.

Existem vários tipos de mortificações, mas qualquer uma que você planeje fazer nessa quaresma (ou em algum outro tempo) é valiosa pois nos faz abdicar de algo que nos remete a esse mundo e voltar os nossos olhos para o celestial.


"Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me."-Mt 16, 24


Caridade: Aqui outra prática que deveria ser feita sempre, mas que na quaresma é intensamente lembrada.

Dar esmola, dar água a quem tem sede, comida a quem tem fome, roupa a quem está necessitando... São tantas as práticas de caridade...

Você pode pegar por exemplo o que você vai economizar com a sua abstinência e doar para alguém.

A caridade sempre faz bem a pessoa que a pratica, pois aumenta o amor ao outro, e assim aumenta também o amor em nós mesmos.


"Os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, com sede e te demos de beber? Quando foi que te vimos peregrino e te acolhemos, nu e te vestimos? Quando foi que te vimos enfermo ou na prisão e te fomos visitar?’. Responderá o Rei: ‘Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que fizestes isso a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes.’" -Mt 25, 37-40


Além de todas essas práticas vale lembrar da oração constante. É bom manter uma rotina de orações e leitura dos textos bíblicos diários. Também, a leitura de livros que nos aprofundem ainda mais nesses dias é o ideal.

Vivamos esse tempo meditando sobre a paixão de Cristo, seu sofrimento, sua morte de cruz... O sentido quaresmal é muito amplo, mas só conseguiremos entender de fato, quando estivermos unidos nesse amor e imitando um pouco do que Ele fez, talvez chegaremos a sentir um pouco desse amor e então entender o significado de tudo isso.

Quaresma vem da frase: "Quadragésima die Christus pro nobis tradétur". Que siginifica: "Daqui a 40 dias (no quadragésimo dia), Cristo será entregue por nós".

Que possamos também em 40 dias (contados a partir de quarta-feira de cinzas), sermos pessoas entregues pelas outras, amando sem cessar.

Como disse Padre Paulo Ricardo em sua última homilia, aí está a graça em ser Católico. Durante 40 dias a igreja de milhares de pessoas se une em oração e jejum, e isso tem muita força.

Mudemos. Sejamos pessoas melhores. Vivamos bem esse tempo quaresmal, e tomando o exemplo de Santa Bernadete, levemos a penitência e a obediência como caminho de santificação.




#PraCegoVer: Flor como uma margarida, levemente alaranjada, exibe ao fundo várias delas. Entre folhas verdes escuras temos réstias de luz que invadem a imagem.




"Omnes enim Christus, nihil sine Maria"






You Might Also Like

0 comentários

As mais lidas ♡

Créditos ♡

Todas as fotos e conteúdos publicados são produzidos por Daiane C Silveira, exceto quando sinalizados. © 2022. TODOS DIREITOS RESERVADOS

Instagram ♡