Ninguém é santo sem sofrer

abril 17, 2022

 


Quando penso em sofrimento me vem na cabeça uma vontade imensa de fugir, de me esconder. Tal qual quando pequena me escondia no abraço do meu avô. 

Nos últimos meses tenho me deparado com o sofrimento mais de perto. Estando nesse "vale de lágrimas" (que é a vida), é natural que entre temporadas de alegria, as vezes venha a tristeza.

No catolicismo o sofrimento é visto como uma maneira de estarmos mais próximo de Jesus, de se unir a Ele em sua paixão, e por isso, se lermos as histórias dos santos, veremos que eles, os mais próximos de Cristo, são os que mais padeceram. Em suas biografias, vemos também que eles foram as pessoas mais felizes por estarem mais unidas a Ele, como se fossem um só.

Paradoxo interessante esse.

Estar unido à Ele, é estar sofrendo junto Dele, mas somos fracos demais. Instintivos a buscar o prazer e fugir da dor, afinal, quem gostar de sofrer?

Quando não existe uma motivação, realmente, é difícil encarar o sofrimento, mas quando se ama, se sofre com prazer. Podemos ver isso nas mães, que sofrem do primeiro instante de vida do filho, preocupadas com tudo que possa acontecer (ou não acontecer) na vida deles.

Quando se ama, se sofre, mas mesmo assim sempre escolhemos amar. Digo isso porque, o amor dos santos à Jesus, à igreja é tamanho que se sofre o que for necessário inclusive a morte, a tortura, e a humilhação.


Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me." - Mt, 26

 Seguir Jesus, seus ensinamentos e sua forma de agir é automaticamente renunciar-se. É automaticamente carregar uma cruz. Jesus não disse que seus seguidores teriam a vida feliz e leve nesse mundo. Mas se o fardo é pesado ele alivia.

As vezes não entendemos os acontecimentos da vida. Eu mesma estou sem entender muitas coisas ainda, mas, quando acreditamos, sabemos que tudo é para um maior bem, que Ele nunca nos faria algo para sermos infelizes.


Não te prometo a felicidade nesse mundo, mas sim no outro."- Nossa Senhora de Lourdes

Devemos exercitar dentro de nós a esperança do céu, a esperança de dias melhores, sempre pedindo a Deus coragem para enfrentar nossos desafios sabendo que tudo passa, tudo muda, e o que fica é o que semeamos de bom, dentro e fora de nossos corações.

Enquanto nossa esperança forem as coisas deste mundo, realmente tudo irá sempre desmoronar, pois aqui nada é eterno. Ao depositarmos nossas esperanças no que é do alto aí então o viver será Cristo e o morrer será lucro.

Me recordo sempre da pequena Jacinta Marto, hoje Santa Jacinta Marto. Pastorinha de Fátima, que morreu de gripe espanhola. Tão pequena e já tão consciente de que seu sofrimento ajudava outras almas, acolheu tudo com muita coragem, se entregou de tal forma que um homem forte e adulto jamais se entregaria.

Santa Jacinta, que com seu exemplo sejamos levados mais perto de Cristo, lembrando que nossos sofrimentos nesse mundo, nada são comparados a glória celeste.


#PraCegoVer Nossa Senhora das Dores, e Jesus crucificado. Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, cidade de Socorro-SP. Vemos um lindo altar e várias pinturas de anjos e santos nas paredes. No altar os castiçais. Um Bíblia aos pés da cruz.



"Omnes enim Christus, nihil sine Maria"


You Might Also Like

0 comentários

As mais lidas ♡

Créditos ♡

Todas as fotos e conteúdos publicados são produzidos por Daiane C Silveira, exceto quando sinalizados. © 2022. TODOS DIREITOS RESERVADOS

Instagram ♡