A morte, o sofrimento e o sentido

novembro 20, 2022

 


Com o passar do tempo a morte ronda, não porque nos tornamos mais velhos, mas porque nossa percepção do que é a morte se torna mais clara. 

Em abril desse ano perdi minha avó, momento difícil e ainda inacreditável. Tenho pensado na morte não só por isso, mas também por outros acontecimentos cotidianos e ocasionalmente o mês de novembro onde lembramos os fiéis defuntos.

É um exercício cristão pensar no fim. A partir dessa meditação nos tornamos pessoas melhores, menos apegadas aos bens terrenos em constante evolução espiritual.

Dois livros tem me ajudado. Eles: Em busca de um sentido de Victor Frankl e Filoteia de São Francisco de Sales.

Victor Frankl traz um pouco de sua história dentro de um campo de concentração, além de sua experiência profissional de criador da Logoterapia (abordagem dentro da psicologia).

Seus sofrimentos e sua face a face com a morte todos os dias diante do trabalho forçado e condições extremas se tornam "suportáveis" quando ele encontra um sentido para tudo isso.

Qual tem sido o sentido para sua vida? Para seus sofrimentos? Para suas perdas?

Essas perguntas vem ressoando em meu coração, e embora muitas vezes me sinta culpada diante de minhas perdas (que não vem somente com a morte), foi e tem sido necessário achar um sentido para tudo e continuar vivendo.


Dei a entender que a vida humana tem sentido sempre e em todas as circunstâncias, e que esse infinito significado da existência também abrange sofrimento, morte e aflição." - Victor Frankl


Filoteia que significa, a alma que ama Deus, traz diversas reflexões através de diversos temas, mas foi o tema da morte o último lido e bem mais meditado.

São Francisco de Sales consegue atingir o mais profundo de nós com perguntas e considerações que realmente nos fazem imaginar e sentir o quão efêmero é nosso trânsito por essa terra.

Ainda estou no começo desse livro, mas ele já me enriqueceu de tal maneira que eu totalmente o recomendo, principalmente para os católicos que querem se aperfeiçoar na espiritualidade do amor à Deus.


Considera a pressa com que será tirado dali esse corpo e escondido na terra e que, feito isso, o mundo nunca mais pensará em ti, nem se lembrará mais de ti, como tu não pensastes nos outros: Deus o tenha em seu descanso - se dirá- e depois tudo acabou."- São Francisco de Sales


Essa frase de São Francisco também me exercita na lembrança dos mortos, na oração pelas almas daqueles que se foram de forma caridosa por tantos que já estão esquecidos no tempo.

Quando lembro da morte, principalmente da minha avó, penso em tantas coisas que estava deixando para outro dia, ou outra oportunidade. Nos achamos imortais, meros seres de areia, que em um sopro desmoronamos.

Não sabemos nem do próximo minuto, e damos certeza para compromissos em um mês ou até um ano.

Não somos absolutamente nada.

Ainda há tanto por passar, mas é com a segurança da fé, é com o sentido dentro do sofrimento e da perda, que conseguimos atravessar, que conseguimos continuar.


Memento Mori - Carpe Diem (lembra-te que morrerás - aproveite o dia). 



#PraCegoVer Mulher negra, idosa cabelos brancos, sorrindo. Minha avó falecida em abril desse ano. Vó Rosa. Saudades.





"Omnes enim Christus, nihil sine Maria"


You Might Also Like

0 comentários

As mais lidas ♡

Créditos ♡

Todas as fotos e conteúdos publicados são produzidos por Daiane C Silveira, exceto quando sinalizados. © 2022. TODOS DIREITOS RESERVADOS

Instagram ♡