Você dedicou a melhor parte?

junho 14, 2020






"O Senhor, porém, lhe respondeu: Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada” - Lc 10, 41-42.


O trecho do Evangelho de Lucas logo acima ilustra muito bem o quanto estamos preocupados, muitas vezes com coisas não tão importantes.
Nesse evangelho, Jesus chega à um povoado, e é recebido na casa de Marta e Maria, que eram irmãs. Enquanto Maria sentava aos pés de Jesus e ouvia o que Ele tinha de lhe contar, Marta corria apressada com suas tarefas, fazendo tudo o que tinha de fazer em casa, foi então que Jesus percebendo isso, disse à ela, que andava preocupada com coisas não tão importantes, enquanto Maria tinha deixado tudo para ouvi-lo.
Já li muitas vezes essa passagem, e ela se tornou significativa para mim após uma homilia do Pe. Paulo Ricardo. Ele nos perguntava exatamente isso: Você tem dedicado a melhor parte?
Nos seus dias, você tem tido tempo para o que exatamente?
Digo por mim mesma que me perco em horas de celular e computador, ou em longos sonos emendando tarde, noite e manhã, estando novamente pronta para um dia de trabalho.
Mas, que parte eu tenho dedicado à coisas realmente importantes?
No meu trabalho, tenho direito à 6 folgas anuais, pegarei a segunda folga desse ano nessa segunda-feira, emendando o feriado de Corpus Christi. 
Arrumei todo o meu guarda-roupa, organizei minha estante de livros, (terminei a leitura de um livro e comecei a ler outro), pensei na semana e anotei meus pensamentos para a terapia. Tive de ir ao mercado.
Mas, então parei e pensei nesse trecho: "Marta, Marta! Tu te preocupas e anda agitada por muitas coisas!".
É sempre assim, quando então estamos tomando um rumo, uma rotina sadia, acabamos de volta nas preocupações mundanas de coisas que certamente poderiam ser deixadas para depois, mas sempre priorizamos como se fossem as coisas mais importantes.
Nosso interior é mais importante que o exterior, não acha?
Se existe algo que aprendi nesses últimos anos, é que de nada adiantam todas as coisas que você tenha, materialmente falando, se seu interior está doente.
É muito mais fácil ser feliz com pouco, com talvez alguma bagunça externa, se você está completo por dentro. Por isso a insistência de Jesus com Marta: "Maria escolheu a melhor parte, e esta não lhe será tirada".
Enquanto nós estamos nos preocupando com o pó nos móveis, ou com a desorganização da nossa estante de livros, amigos se vão, pessoas novas chegam, e se vão também... Então nossa alma vai se desnutrindo pois não tem nada que a alimente durante o dia. Estamos tão preocupados em alimentar nosso corpo físico, que o espiritual acaba sendo deixado de lado.
Enquanto eu acordava hoje de manhã eu me dei conta de que o tempo dedicado a alimentar minha alma estava cada vez menor, e isso estava me enfraquecendo consideravelmente, foi então que me perguntei: Você dedicou a melhor parte?
Hoje, você dedicou a melhor parte?
O ontem não tem como mudar, mas o hoje é totalmente possível. Sempre que você estiver pensando em todas suas tarefas diárias, se lembre do puxão de orelha em Marta. 
Não se deixe inquietar por muitas coisas.
Existem momentos para tudo que é necessário, porém, o mais necessário, a melhor parte, é ouvir a voz que vem de dentro, e sempre abdicar de outras coisas, escolhendo a alma ao invés de algo que pode ser deixado para outra hora.
Deixemos de ser Martas agitadas, para sermos uma Maria que sabe ouvir, e que soube escolher um tempo para sentar e nutrir seu bem mais precioso, seu espírito.



#ParaCegoVer: Imagem do pôr-do-sol entre nuvens, atrás das montanhas, e o céu alaranjado de um fim de tarde.




"Omnes enim Christus, nihil sine Maria"


You Might Also Like

2 comentários

  1. Uma bela reflexão a sua, remete bem ao quanto a vida pode ser agitada e nos fazer ser Martas ao invés de Marias. Grande texto! Aguardo a próxima reflexão. Até lá vou tentando ser mais Maria do que Marta.

    ResponderExcluir

As mais lidas ♡

Créditos ♡

Todas as fotos e conteúdos publicados são produzidos por Daiane C Silveira, exceto quando sinalizados. © 2022. TODOS DIREITOS RESERVADOS

Instagram ♡