Histórias em Fotos #2

junho 28, 2020


Hoje aqui na minha cidade faz frio e está chuvoso, mas no dia das fotos em questão, o dia era de céu azul e sol intenso.
Agora a tarde, decidi tentar algo novo na edição das minhas fotos: Presets do Lightroom. 
Presets são uma espécie de configuração pronta que você baixa (ou segue como uma receita) para deixar a foto com uma tonalidade e/ou efeitos desejados. 
Existem presets focados em imagens marrons, outros mais azuis, enfim, para todos os gostos.
Como já dito em posts passados, tenho o Lightroom mobile, e hoje descobri um aplicativo que consiste em salvar presets diferentes dos pré instalados. Chama-se Free Lightroom Presets. É bem fácil de usar, embora tenha de assistir as propagandas. Após a escolha do preset, ele baixa uma imagem direta no Lightroom, e com essa imagem é só ir em presets no aplicativo, e então em criar preset. 
Eu busquei no Free Lightroom Presets pelo tema natureza. Gosto das imagens (ultimamente) mais claras, vívidas e com um pouco de matte. Vou colocar a receitinha aqui para quem não quer ter o trabalho de baixar tantos aplicativos. No mais, edição é experimentar. Experimente coisas diferentes, no fim você vai acabar se identificando com um estilo de imagem só seu. Usei a minha câmera Canon Eos Rebel T7.



No dia em que estas fotos foram tiradas eu estava de folga, era uma segunda-feira. Não queria sair do quarto, mas no final da tarde me senti mais animada principalmente depois de mensagens incentivadoras (obrigada por isso dear friend) e então eu e minha irmã decidimos sair para fotografar.
Eram por volta das 16 horas, o sol estava suave. Decidimos ir por uma estrada do bairro a qual não tínhamos passado fazia muito tempo, e é um caminho muito querido por ambas.
Já no começo da estrada nos deparamos com um riacho que sempre (quando pequenas) ficávamos observando.




Minha irmã imediatamente percebeu as sombras nas águas, e eu percebi o quanto o riacho estava cheio, mesmo com o inverno.
Lembro que passava por aí pra ir na casa de uma tia, que morava em uma fazenda cerca de uns 2 km mais pra frente.
Jogar pedras no riozinho? Quem nunca.
Bom ver que ele está bonito, mesmo com a pouca mata ciliar. Ele ainda continua seu curso natural, sem lixo e encantando os que passam por ele.

Receitinha:
App: Lightroom 
 //Luz //Cor //Efeitos //Detalhes
Contraste: +31
Highlights: -55
Sombras: +90
Brancos: -24
Negros: +69
Vibrance: +74
Saturação: -17
 Clarity: +12
Sharpening: +55
Radius: +1.40
Detail:+8,0
Masking: +30
Noise Reduction: +6,0
Detail: +14
Contraste: +15
Color Noise Reduction: +23
Detail2:+50
Smoothness: +50

App: Vsco
 Filtro: P5: +6,0







Após passarmos por esse riacho, notamos que o trator estava deixando a plantação, então minha irmã começou a contar sobre a casa que havia lá no meio, do senhor que morava lá, e que ela e minha mãe tinham visitado há muito tempo.
Essa casa hoje é desabitada, mas ainda é vista de longe tamanha a imponência.
Se entramos na plantação para fotografar a casa?
Claro que sim!



Existem várias dessas casinhas por todo o meu bairro. Casas de antigos habitantes daqui. Famílias numerosas... Casais felizes... 
Sempre quis fotografar uma delas, parecem pinturas, e lembram um passado quase esquecido.

Receitinha:
App: Lightroom 
 //Luz //Cor //Efeitos //Detalhes
Contraste: +31
Highlights: -55
Sombras: +90
Brancos: -24
Negros: +69
Vibrance: +74
Saturação: -17
 Clarity: +12
Sharpening: +55
Radius: +1.40
Detail:+8,0
Masking: +30
Noise Reduction: +6,0
Detail: +14
Contraste: +15
Color Noise Reduction: +23
Detail2:+50
Smoothness: +50

App: Vsco
 Filtro: P5: +7,5






Continuamos o caminho! 
Íamos voltar pelo mesmo que estávamos, mas decidimos fazer uma volta de mais alguns kilometros. 
Próximo à uma rodovia existe essa fazenda, na qual falava, morada anterior da minha tia e meus primos, sempre ansiava por outra oportunidade de entrar lá, estava continuando o caminho quando minha irmã perguntou, porque eu não pedia permissão para entrar.
Foi então que tomei coragem e perguntei para o senhor que limpava a frente do portão se eu poderia fotografar algumas paisagens lá de dentro, ele disse que sim, e foi então que fiz essas fotos.




Essa fazenda conta com um grande "lago" ou tanque criadouro de peixes, várias casinhas e uma estrada que era toda cheia de flores coloridas no passado. Antes tinha um pequeno parque na entrada, que eu sempre parava para brincar. Esse lugar ainda continua lindo e me lembrando de coisas boas!

Receitinha:
App: Lightroom 
 //Luz //Cor //Efeitos //Detalhes
Contraste: +31
Highlights: -55
Sombras: +90
Brancos: -24
Negros: +69
Vibrance: +74
Saturação: -17
 Clarity: +12
Sharpening: +55
Radius: +1.40
Detail:+8,0
Masking: +30
Noise Reduction: +6,0
Detail: +14
Contraste: +15
Color Noise Reduction: +23
Detail2:+50
Smoothness: +50

App: Vsco (primeira foto)
 Filtro: P5: +2,5

App: Vsco (segunda foto)
 Filtro: P5: +3,0






A vista da rodovia foi recompensadora, olhando para trás víamos o sol que começava a se pôr e o lago brilhando com a sua luz. O céu alaranjado dominava, decidimos então ir para uma outra estrada, um pouco a frente do retorno ao meu bairro, e de lá pude pegar a melhor vista do sol que eu tive nos últimos tempos. Além da foto de uma florzinha que eu amei conseguir fotografar.






Nesse dia eu pensei muito em uma música que descobri no dia do meu aniversário, se chama Fine on the Outside da Priscila Ahn. É uma música de um filme dos Studios Ghibli que se chama As Memórias de Marnie. Nesse filme a protagonista descobre que não está tão sozinha quanto ela imaginava estar, que ela tem uma história incrível.




As vezes julgamos estarmos a sós nas nossas escolhas, nos nossos gostos... E mesmo que não tenhamos assim muitos amigos, que a gente esteja bem. 
Eu ouvia essa música com tristeza, mas no final é sobre ficar bem lá fora, e saber quem se lembraria do nosso rosto quando a gente partisse...
As vezes a gente se sente confusa, mas tudo bem!
Quando a gente olha a imensidão no céu a gente se lembra do quanto é amado, do quanto existem coisas maravilhosas para serem compartilhadas com outras pessoas! Nunca podemos desistir disso, de dividir nossas experiências únicas com os outros. 
É essa conexão que distribui bons sentimentos.

Receitinha:

As três primeiras imagens eu não coloquei filtro, não editei nem nada, porque a cor natural está tão maravilhosa né?

A última usei a mesma receita do Lightroom das anteriores, e o filtro P5 do Vsco foi de intensidade +6,0.






Eu estava de olho nessa flor já havia um tempo, ela estava saindo da casa e meio que invadindo a estrada. Ficou tão linda com esse preset!
No inverso as paisagens tendem a ficar mais secas e amareladas. Quando tem algo colorido chama muito a atenção.



Receitinha:
App: Lightroom 
 //Luz //Cor //Efeitos //Detalhes
Contraste: +31
Highlights: -55
Sombras: +90
Brancos: -24
Negros: +69
Vibrance: +74
Saturação: -17
 Clarity: +12
Sharpening: +55
Radius: +1.40
Detail:+8,0
Masking: +30
Noise Reduction: +6,0
Detail: +14
Contraste: +15
Color Noise Reduction: +23
Detail2:+50
Smoothness: +50

App: Vsco
 Filtro: P5: +7,5





Já se avizinhava a noite e ainda estávamos caminhando. Começamos a acelerar o passo, mas a vegetação escura tendo como pano de fundo o céu laranja, nos fez parar pelo caminho para os últimos cliques.
Não ficaram exatamente perfeitos mas transmitiram o que sentíamos naquele momento.



De certa forma essa volta ao bairro que demos naquela segunda-feira fez valer o dia todo.
Eu não teria visto tão belas paisagens tendo ficado em casa. 
Repense muitas vezes quando um belo dia estiver brilhando lá fora. Se você como eu tem a oportunidade de sair desbravando lugares inabitados, tente e descubra cores, formas e pinturas totalmente diferentes do usual.

Receitinha:
App: Lightroom 
 //Luz //Cor //Efeitos //Detalhes
Contraste: +31
Highlights: -55
Sombras: +90
Brancos: -24
Negros: +69
Vibrance: +74
Saturação: -17
 Clarity: +12
Sharpening: +55
Radius: +1.40
Detail:+8,0
Masking: +30
Noise Reduction: +6,0
Detail: +14
Contraste: +15
Color Noise Reduction: +23
Detail2:+50
Smoothness: +50


App: Vsco (primeira foto)
 Filtro: P5: +6,0

App: Vsco (segunda foto)
 Filtro: P5: +7,0






Se sinta bem fora de si mesmo. Como diz a canção: 
"So I left home, I packed up
and I moved
Far away
From my past one day
And I laugh, I laugh,
I laugh, I laugh
And I sound fine on the outside"

Então eu deixei a minha casa, eu arrumei tudo e me mudei longe do meu passado... e eu sorri, e eu soei bem lá fora.

Poder se sentir bem lá fora, não importa com quem estejamos, ou se estamos aparentemente a sós... É o que o de melhor podemos ter.
Na realidade nunca estamos a sós! Toda a vida que mostrei nessas imagens, ela nos prova isso!



#PraCegoVer: Primeira imagem: Um rio no qual a sombra das árvores e das bananeiras se espelham.
Segunda imagem: Uma casa antiga com janelas e portas de madeira, uma árvore seca atrás dela, um capim alto na frente.
Terceira imagem: um pequeno portão de madeira, debaixo de um pinheiro que forra o chão de pinhas e folhas dele mesmo.
Quarta imagem: O grande lago da fazenda brilhando ao entardecer, atrás dele vemos o pasto seco e árvores.
Quinta, sexta e sétima imagem: Pôr do sol, céu bem laranja, a silhueta das árvores é negra o céu tem um contraste de tons.
Oitava imagem: Flor quase parecida com um dente-de-leão em um galho de uma pequena árvore.
Nona imagem: Flor avermelhada saindo da cerca de uma propriedade. As folhas são verdes, as flores pequenas.
Décima e décima primeira imagem: um capim tendo o fundo alaranjado do céu e pequenos dentes-de-leão fazendo o mesmo.
Quase só aparecem as silhuetas. O sol já havia se posto.



"Omnes enim Christus, nihil sine Maria" 


You Might Also Like

4 comentários

  1. Estou surpreso de saber que aqueles três pores-do-sol não foram editados - que coisa maravilhosa estão! Novamente, um belo texto de exploração e fotografia, onde você vai de encontro não mais apenas às suas lembranças, mas às de outras pessoas também! Tenho a impressão de que a mesma Daiane que antes buscava apenas a si agora busca também aos outros, da mesma forma que a canção remete à personagem solitária que encontra a companhia dos outros no final. Essa música diz muito sobre você, assim como as fotografias, parece ter sido um processo bastante interessante pelo qual você passou, e é incrível que o tenha registrado em imagens. Aguardo ansiosamente por mais histórias em fotos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, acho que as coisas vão evoluindo e com elas os posts :) Fico muito feliz que tenha gostado, e muito grata pelo comentário :)

      Excluir
  2. Parabéns, Daiane! Sempre muito bom ler os seus textos e poder acompanhar esses registros das belezas de nossa cidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Te espero por aqui nos próximos textos :) Obrigada pelo comentário!

      Excluir

As mais lidas ♡

Créditos ♡

Todas as fotos e conteúdos publicados são produzidos por Daiane C Silveira, exceto quando sinalizados. © 2022. TODOS DIREITOS RESERVADOS

Instagram ♡