Castelo Interior - Santa Teresa de Jesus (Santa Teresa D'Ávila)

maio 24, 2020



"Consideremos nossa alma como um castelo, feito de um só diamante ou do mais límpido cristal, onde existem numerosos aposentos, assim como no Céu há muitas moradas. No centro, no meio de todas as moradas, está a principal, que é onde se passam as coisas mais secretas entre Deus e a alma. Talvez agrade a Deus que, por meio desta comparação, vos possa eu dar a entender algumas das graças que se digna o Senhor conceder aos seus. Vejamos como haveremos de fazer para penetrar no interior desse castelo."


Desde 2017 quando comecei a estudar mais teologia, o nome de Santa Teresa D'Ávila era citado por diversos padres e estudiosos da área (e de fora dela), pelos seus escritos de valor ímpar. Mas quem foi Santa Teresa D'Ávila?
Teresa nasceu em Ávila, Espanha, em 1515, numa família firmemente cristã. Junto com seu irmão, desde pequenos já almejavam o martírio (morte pela igreja), inspirados em outros santos mártires.
Quem os impediu aos 7 anos de cometer tal ato, foi um tio, que vendo que iriam até as muralhas, os deteve.
Em 1535 entrou para o Carmelo e após um problema de saúde que quase tirou-lhe a vida, fortaleceu-se na fé e começou a ter revelações divinas. Muitos a julgavam louca, imaginativa demais, ou que as coisas que ela sentia ou via eram malignas, mas com muita força superou tudo isso e começou a escrever sobre como entendia tudo que lhe estava acontecendo.
Percebendo que sua alma pedia mais rigor na vivência da fé, começou então reformas no modo de vida carmelita com a ajuda de São Pedro de Alcântara, embora tenha tido muitas dificuldades, conseguiu a permissão para infundir uma vida mais austera, como a dos primeiros cristãos.
Nessa época, conheceu Frei João, que hoje é conhecido como São João da Cruz, doutor da igreja. Eles se tornaram amigos, e por terem ideias parecidas a respeito da vida monástica se apoiavam.
Por denúncia, os escritos de Santa Teresa foram examinados pelo tribunal do Santo Ofício, tribunal esse que investiga casos de heresia, enganações e outros . O livro em questão não é o do título dessa postagem, mas outro, chamado O Livro da Vida. A inquisição não queria que esse livro chegasse a outras irmãs carmelitas sem antes tê-lo aprovado. Inclusive um outro livro que ela escreveu na época, para que fosse liberado pelos inquisidores, foi examinado por um frei, amigo dela, por precaução, pois, mulheres não podiam citar a Bíblia, por exemplo, então citações do tipo deveriam ser retiradas para que ela pudesse publicar a edição sem que houvessem objeções.
O povo da época a acusava de heresia, e as perseguições se tornaram mais fortes com o passar do tempo.
Após anos de sofrimento, o Tribunal do Santo Ofício a julga inocente de todas as acusações e ela é liberada para terminar a reforma carmelita com a abertura de mais de 32 mosteiros durante sua vida.
No ano de 1970, o Papa Paulo VI a reconhece como doutora da igreja, umas das 4 doutoras até então.
A história de vida dessa Santa é bem mais extensa, mas por hora vou falar de uma de suas obras, a que tive o prazer de ler por duas vezes, o meu segundo livro desse ano.
Em Castelo Interior, Santa Teresa compara nossa alma com um castelo, com 7 moradas. Na sétima morada encontra-se o rei (Jesus), porém para se chegar até essa morada é necessário muito sacrifício, muito sofrimento, e muita entrega.
De morada em morada ela descreve as dificuldades que a pessoa passa, para poder adentrar em outro aposento.
Nas primeiras moradas é mais usual que a alma que esteja almejando progredir esteja não tão profundamente ligada ao rei da sétima morada, e isso faz com os que, Santa Teresa chama de "animaizinhos", perturbem muito mais do que nas moradas em que o contato com o rei é mais próximo.
Esses "animaizinhos" são tudo o que te tira a vontade de persistir até a sétima morada. Aqui podemos entender como tentações ou propriamente demônios, eu interpretei como na segunda forma, embora as duas estejam corretas.

"Aqui, ainda se trata de pessoas embebidas no mundo, engolfadas nos contentamentos e deslumbradas pelas honras e pretensões; seus vassalos interiores, que são os sentidos e as potências, não estão revestidos da força que Deus lhes outorgou, originariamente; por isso com facilidade são derrotados, embora andem com desejos de não ofender a Deus e façam boas obras."

Nas últimas moradas já se recebem as graças. Aqui os já santos e santas, não são mais importunados pelas tentações, já que a alma está tão entrelaçada ao rei que nada mais nesse mundo chama sua atenção.
Nessas moradas o sobrenatural é muito presente, e a alma muito forte.

"Aqui é de outra maneira. Quer já nosso bom Deus tirar-lhe as escamas dos olhos e dar-lhes a ver e entender parte da graça que lhe concede, conquanto de modo estranho."

No mapa que recebi junto com o livro, vê-se claramente a ligação entre as escrituras e as moradas o que comprova a origem benéfica dos escritos, embora isso nem deva ser questionado, visto que após tanto tempo e sendo nomeada como doutora da igreja, isso seja indiscutível.
Além da evolução das moradas é necessário salientar que Santa Teresa utiliza comparações que nos fazem entender melhor como tudo se envolve e com isso nos faz compreender mais profundamente a dinâmica da alma em contato com o divino.

"Por isto, tomai meu aviso: se achardes de sua parte qualquer resistência, não insistais, porque o desgostareis, de maneira que nunca vos deixará entrar nelas. É muito amigo da humildade. Se vos tiverdes por indignas de merecer o ingresso ainda nas terceiras moradas, mais depressa lhe movereis a vontade para vos admitir nas quintas..."

Vale muito a pena ler esse livro, principalmente para quem pretende intensificar sua vida espiritual, tamanho tesouro é para a edificação da alma e para conhecimento teologal. Como diz parte de uma oração que Santa Teresa escreveu: "Só Deus basta. Nada te perturbe, nada te amedronte. Tudo passa, a paciência tudo alcança. A quem tem Deus nada falta. Só Deus basta!", precisamos estar em contato com Deus se quisermos passar pelas adversidades com um esteio. Como ela que passou por todas essas moradas, que nós, inspirados em sua vida de fé possamos também seguir pelo bom caminho rumo ao rei que se senta na sala mais preciosa.
Deixarei aqui alguns links para compra, porém, essa edição da foto faz parte de um clube do livro chamado Minha Biblioteca Católica, talvez em breve eu escreva algo sobre eles aqui no blog. Por hora deixo links da edição que eu li antes de adquirir a assinatura do clube.

♡ Submarino - As Moradas do Castelo Interior
♡ Americanas - As Moradas do Castelo Interior
♡ Amazon - As Moradas do Castelo Interior - ebook


#PraCegoVer:  Imagem do livro Castelo Interior, de capa dura, verde, com letras douradas. Minha mão o segura. No fundo uma parede branca.




"Omnes enim Christus, nihil sine Maria"


You Might Also Like

2 comentários

  1. Um grande texto e uma bela versão essa sua. Deve ser um ótimo livro para você tê-lo lidos por duas vezes, imagino que a tenha influenciado em sua jornada espiritual. Pretende escrever sobre as outras obras de Sta. Teresa futuramente? Imagino que todas elas auxiliem na jornada pelo nosso castelo interior. De toda forma, parabéns pelo texto, é importantíssimo esse trabalho que você tem de apresentar a obra e contextualiza-la para apresentar o quadro geral! Aguardarei por mais análises futuras. Até a próxima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!Realmente é um grande livro que nos faz pensar em muitas coisas! Pretendo escrever sobre outras obras de Sta Teresa sim. Pretendo adquiri-las.
      Muito bom ter você aqui! Obrigada pelo comentário!

      Excluir

As mais lidas ♡

Créditos ♡

Todas as fotos e conteúdos publicados são produzidos por Daiane C Silveira, exceto quando sinalizados. © 2022. TODOS DIREITOS RESERVADOS

Instagram ♡