Catecismo da Igreja Católica - Edição CNBB/ Loyola

maio 10, 2020




O catecismo da Igreja Católica é um livro que aborda a doutrina católica como um todo.
Nele encontramos a profissão da fé, os sacramentos, a vida e a oração.
Todo o católico (eu disse TODO) deveria lê-lo ou consultá-lo sempre.
Digo isso pelo o que geralmente acontece quando alguém aborda um católico e quer saber sobre algo que normalmente é tradicional da igreja. Na maioria das vezes ele não sabe responder, tristemente, porque não estuda a própria religião.
Não sei onde ouvi mas é verdade, não se pode amar algo que não se conhece, ou seja, trocando em miúdos, é impossível amar a igreja da qual você faz parte se você não a conhece, e não digo isso porque sempre a conheci, pelo contrário, existiram tempos nos quais eu quase acreditei em coisas totalmente sem sentido, porque quando me perguntavam o porquê disso ou daquilo eu não sabia responder, então nada melhor do que ter a resposta, mesmo que só pra si mesma.
Falando do conteúdo do livro, ele é traduzido do texto oficial em latim, e tem como objetivo, além de ajudar na educação espiritual, guardar a doutrina para as próximas gerações, para que tenhamos algo seguro a seguir, e possamos saber a maneira de estarmos totalmente dentro do que nos pede a igreja.

A primeira parte aborda a profissão de fé, que nada mais é do que o Credo, oração recitada pelos apóstolos na igreja primitiva, com o intuito de ter algo que se pudesse decorar para poder apresentar as pessoas com as quais eles encontravam pelos seus caminhos de evangelização.
Recitando essa oração professavam a fé que seguiam, sendo uma maneira mais "fácil" de dizer no que acreditavam, já que na época não haviam livros como existem hoje. Tudo foi passado oralmente nos primeiros séculos do Cristianismo.
O catecismo destrincha frase a frase, palavra por palavra destacando contextos históricos e passagens bíblicas que norteiam o Creio.

"2. A tradição oral: 'O que o Senhor dissera e fizera, os Apóstolos, após a ascensão do Senhor, transmitiram aos ouvintes, com aquela compreensão mais plena de que desfrutavam, instruídos que foram pelos gloriosos acontecimentos de Cristo e esclarecidos pela luz do Espírito de verdade.' -Catecismo da Igreja Católica, Prólogo, pg 17"

A segunda parte aborda os sacramentos de fé da igreja, explicando-os passo a passo, como funcionam, porque existem, e os contextos bíblicos acerca deles. Com os sacramentos, vem também a liturgia e o significado dos símbolos e dos atos dentro das celebrações. Uns anos atrás eu me
perguntava o que significavam as cores dentro da missa, o ano litúrgico, os sacramentos também me eram confusos...
Quanto mais fui sabendo sobre, mais encantada eu fiquei do quão rico é o rito católico. Quanta simbologia, desde a cor da vela, até as semanas que se entrelaçam totalmente com a vida de Cristo.

"Na celebração da liturgia, é máxima a importância da
Sagrada Escritura, pois dela são tirados tanto os textos que se leem e que são explicados na homilia, como os salmos cantados. De sua inspiração e de seu espírito, surgiram as preces, as orações e os hinos litúrgicos. É dela também que as ações e os símbolos tiram sua significação. -Catecismo da Igreja Católica, pg 311"

A terceira parte intitulada "A Vida de Fé", apresenta os caminhos para um encontro maior com Deus. Com isso podemos entender como a caridade é ponto fundamental nesse rumo, e como os Dez Mandamentos estão entrelaçados no amor ao outro e no nosso crescimento espiritual. Aqui mais uma vez, podemos recordar os significados de cada mandamento, que muitas vezes sabemos de cor, mas não praticamos no dia a dia.
E quão difícil é praticá-los.
Tudo se resume a duas coisas: amor a Deus e amor ao próximo.
Quando amarmos o outro como nos amamos, então estaremos no pleno cumprimento de tudo. Teremos enfim encontrado o caminho.

"Ou nos afastamos do mal por medo do castigo, estando assim na posição do escravo. Ou nos deixamos levar pela atração da recompensa, assemelhando-nos aos mercenários. Ou é pelo bem em si mesmo e por amor de quem manda que nós obedecemos [...], e então estaremos na posição de filhos.- São Basílio Magno"

A oração na vida de Fé, é a quarta e última parte do livro, que conta desde o contexto histórico do surgimento da oração, a ligação bíblica, a prática da oração e o "destrinchar" do Pai-Nosso e seu significado frase por frase. A oração é muito importante para aqueles que querem alcançar um estreitamento espiritual com Deus.
Através da oração podemos meditar sobre muitas coisas, e infundir em nossas almas o amor a Ele e assim o amor ao outro.
Uma vida sem oração é uma vida vazia.

"O Senhor nos ensina a rezar nossas orações em comum por todos os nossos irmãos.  Pois não diz 'meu' Pai que estás nos céus, mas 'nosso' Pai, a fim de que nossa oração seja com um só coração e uma só alma, por todo o corpo da Igreja.- São João Crisóstomo" 

Pessoalmente, foi de uma graça inestimável poder ter esse livro e lê-lo.
Além de saber mais sobre a dinâmica espiritual e os contextos históricos que fizeram da igreja o que ela é hoje, foi muito bom saber um pouco mais sobre os ritos de dentro das missas e porque são celebrados.
Saber que toda essa tradição vem lá de traz, dos apóstolos e do próprio Cristo me dá aquela sensação de fidelidade, e de que estou próxima à eles mesmo que em outro ponto do tempo.
Existem dados, que dizem que a maioria dos católicos que se afastam do catolicismo, são aqueles que não estudam e se deixam levar por qualquer coisa, que qualquer pessoa diga a respeito das nossas crenças, mesmo sendo errado, e existem também dados de pessoas em outras religiões, que voltaram a Igreja Católica após estudarem a fundo as escrituras e a história.
Por isso, deixo aqui o apelo para que procurem saber o significado de cada festa, cada palavra e de cada ato dentro da igreja. Façam tudo com muito amor e carinho, e acabarão cada vez mais apaixonados por essa religião.

Feliz dia das mães! Que Nossa Santa Mãe, Maria, esteja sempre com vocês!



Alguns links para compra:
Submarino - Catecismo da Igreja Católica, Edição de Bolso
Paulus - Catecismo da Igreja Católica
Ponto Frio- Catecismo da Igreja Católica
Magazine Luiza- Catecismo da Igreja Católica (bolso com capa cristal)




"Omnes enim Christus, nihil sine Maria"
 

You Might Also Like

2 comentários

  1. Citando você mesma ao dizer que não é possível amar algo que não se conhece, percebo que aprecia cada vez mais o catolicismo, assim como se aprofunda nele. E concordo com você em seu argumento, realmente parece ser necessário se entregar às coisas em que acredita e se dedicar a elas, de forma a não se perder no meio do caminho e as abandonar. Tenho certeza de essa lição ficará para todos que lerem seu texto, assim como o interesse por entender melhor o simbolismo por trás da liturgia cristã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tenho me dedicado a aprender bastante :)
      Espero que mais pessoas se inspirem a saber um pouco mais sobre a igreja católica!
      Obrigada pelo comentário :)

      Excluir

As mais lidas ♡

Créditos ♡

Todas as fotos e conteúdos publicados são produzidos por Daiane C Silveira, exceto quando sinalizados. © 2022. TODOS DIREITOS RESERVADOS

Instagram ♡