Processos de Edição

maio 31, 2020

Cá estamos nós novamente para falar de fotografia. E uma das coisas que aprendi é que a edição pode mudar uma foto por completo e a câmera sozinha não ter o poder de criar algo perfeito.
Estou ainda em processo de aprendizado, dia após dia, mas alguns aplicativos tem me ajudado e muito nas edições e um deles é o Lightroom.
É um aplicativo completo, que tem desde a edição de corte e ângulo, até filtros e modificações de cores e exposição.
Estou usando o aplicativo mobile para Android, e hoje eu vou mostrar uma foto saída da câmera e as transformações após a utilização de cada ferramenta.
Vamos lá?


Essa foto foi tirada com a câmera Canon EOS T7. Tirei ela dentro de casa, na sombra, com ISO 400 e diafragma (f) 5,6 no modo AV.
Acredito que a foto tenha ficado boa, porém ela ficou com um aspecto meio alaranjado, e é isso que pretendo mudar nas edições.

Primeiro acertaremos a luz na foto. 
Nesse caso, queria menos sombras e mais luminosidade, além de já nesse processo ir tirando o laranja a mais que havia.
Na exposição eu não mexi, já no contraste eu coloquei -41 para tirar esse escuro da fotografia. O highlight dá mais força na luminosidade, então aumentei também para 51.




Nas sombras eu não mexi, realcei os brancos para 47 e nos pontos negros eu também não fiz nenhuma alteração, para que a sombra que houvesse ficasse em um tom mais natural, nem muito acinzentada nem muito escura.




Na guia cores, para então fortalecer minha ideia de suavizar o laranja na imagem, coloquei a temperatura um pouco para o frio (azulada)-12, a cor predominante pendi para o verde para justamente tirar o "quente" da foto, Tint: -14. Após fazer essas alterações achei que as cores em destaque precisariam de um "vibrante" a mais, então aumentei para +14.




A saturação eu não mudei. Para baixo aumentaria os tons acinzentados, tirando o propósito do aumento da vibrance ali em cima.




Uma coisa que gosto muito de realçar nas minhas fotos é o texture, e o clarity, que são duas ferramentas que permitem uma maior nitidez nas imagens deixando elas mais naturais.
Gosto que nas fotografias as linhas de expressão, no caso de rostos, e os desenhos, no caso de folhas de árvores por exemplo, fiquem bem evidenciados, mesmo em imagens grandes.
Nesse caso o Texture aumentei para 15 e o clarity para 13. Não é bom abusar muito dessas ferramentas. Use com moderação porque pode ficar estranho rs.





Esse é o resultado final, ainda sem filtro e sem trabalho de corte mas podemos ver que a sombra que havia mais forte em um lado do rosto ficou mais fraca, e o alaranjado se suavizou. Além de tudo isso acredito que a nitidez tenha evidenciado traços na imagens que antes talvez passariam despercebidos.



Espero que tenham gostado :)
Lembrando que não sou expert no assunto, só sigo meu feeling rs.
Até a próxima!


#Pracegover: A primeira imagem mostra minha mãe segurando uma roupa, está com uma camiseta de listras vermelhas e brancas e folhagens verdes. Atrás dela uma parede amarela e uma porta marrom.
A sequencia de imagens mostra a evolução da edição no aplicativo, e na última imagem o resultado final.




"Omnes enim Christus, nihil sine Maria"



You Might Also Like

2 comentários

  1. Certamente um bom guia pra entendermos o processo de edição de fotografias. Não é tão simples quanto parece, mas você faz parecer mais fácil com suas explicações sobre a função de cada coisa e como utilizar. Parabéns pela postagem e pelas habilidades, grandes fotos não são feitas só de boas capturas, mas também de uma bela visualização do resultado final almejado e a edição para que chegue neste, que é o que você nos demonstrou aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom! Dividir nossos conhecimentos é também uma maneira de praticá-los :) obrigada pelos elogios, me incentiva a continuar:)

      Excluir

As mais lidas ♡

Créditos ♡

Todas as fotos e conteúdos publicados são produzidos por Daiane C Silveira, exceto quando sinalizados. © 2022. TODOS DIREITOS RESERVADOS

Instagram ♡